quinta-feira, 9 de abril de 2009

Pai Natal versus Coelhinho da Páscoa



Boas noites caros leitores!

Ora bem, aproxima-se a Páscoa e o Natal já lá vai. No entanto, penso que se podem debater eventuais problemas entre o Pai Natal e o Coelhinho da Páscoa, tais como QUEM É O MELHOR?

Dum lado temos um velho de barbas brancas, gordo e que veste de vermelho. Do outro lado temos um animal conhecido pela sua aparência simpática e pela sua capacidade notável de reprodução (Muito importante!), que segundo a tradição pascal dá prendas aos meninos, à semelhança do Pai Natal.

Portanto, fiz algumas pesquisas, no sentido de compreender ambas entidades, de um certo modo, ligadas à religião e encontrei algumas coisas interessantes.

Em relação ao Coelhinho da Pascoa ( gosto de lhe chamar coelhinho é mais fofo, digo eu):

Há uma lenda que marca a história da páscoa, mais precisamente a escolha da figura do coelho como simbolo pascal. Conta a história que uma mulher pobre, que não tinha como presentear os seus filhos no domingo de páscoa, então, cozinhou alguns ovos de galinha e pintou-os. Ela teve a ideia de colocá-los dentro de um ninho e escondê-los no quintal da casa, entre as plantas. Quando as crianças encontraram os ovos, um coelho apareceu por perto e fugiu. As crianças acreditaram que o mesmo tinha colocado os ovos para elas. Há inúmeras versões históricas, em relação ao coelhinho da pascoa, mas nao me vou alongar neste assunto.

Em relação ao Pai Natal:

O Pai Natal, lendário distribuidor de prendas ( também chamado St Nicholas, St Nick ou Santa Claus), assim reza a história, visita todas as casas, na noite de Natal descendo pela chaminé para deixar presentes na arvore, peúgas ou sapatos de todas as crianças bem comportadas. Embora esta imagem que nos é familiar do Pai Natal tenha sido introduzida nos Estados Unidos a partir da Holanda no século XVII, e em Inglaterra a partir da Alemanha no meio do século XIX, as suas raízes remontam ao antigo folclore Europeu e influenciaram as celebrações do Natal no mundo inteiro.

Posto isto, fica aqui a minha opinião sincera sobre esta tão pertinente questão:


Ninguem é melhor em coisa nenhuma, porque são entidades fictícias!! E crianças que estejam a ler este blog (espero sinceramente que não!) são os vossos pais que vos oferecem as prendas não são coelhos, nem senhores gordos (esta parte aqui pode ter o seu "que" de verídico) que vestem de vermelho.


Fiquem bem e até uma proxima publicação, menos REVELADORA!!!
E já agora uma boa Páscoa.




1 comentário: